quarta-feira, 13 de maio de 2020

Conhecimento.

Pudera ser eu a luz do Sol que tudo ilumina e a luz escura da noite que tudo escurece.
Pudera conseguir atrair para mim todo o conhecimento - o certo e o errado - sem que para isso comece lutas interiores destrutíveis.
Uma guerra com batalhas diversas, umas (poucas) ganhas outras perdidas, vai-me desgastando progressivamente e, contraditoriamente, vai-me também fazendo ter motivação para viver. Porque viver é conhecer, conhecer é viver. Respirar é o início da aprendizagem, viver é desenvolvimento dessa aprendizagem e a vida como um todo é o conhecimento (quase) absoluto.
Respirar não custa: é inato; viver é vento que nos leva para onde ele assim quiser, resta-nos forçar o caminho que achamos melhor, mesmo que seja em sentido inverso - poderá ser bastante doloroso. A vida é um sonho: algo a alcançar, mas demasiado inalcançável - o conhecimento absoluto nem existe em nós, porque nem sequer temos a noção do que é absoluto, não há um limite.
Continuo com esse sonho, com essa guerra que me invade como um inimigo pronto a atirar e a ganhar. Eu respondo com tiros de saberes superficiais, com o desejo de mais.

Sem comentários: